sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESTRUTURA DE VIA LÁCTEA BEBÊ É VISTA CLARAMENTE PELA PRIMEIRA VEZ




Os astrônomos conseguiram obter pela primeira vez uma visão clara de uma galáxia num universo muito inicial que pode ter se desenvolvido numa estrutura que de alguma forma é parecida com a Via Láctea.
Constituída predominantemente de gás quando registrada enquanto a Via Láctea tinha somente 3 bilhões de anos de vida, a galáxia, DLA2222-0946, deve algum dia se desenvolver numa galáxia espiral comum como a Via Láctea. Sua unicidade é que a faz tão importante, já que ela deve fornecer ideias sobre a formação da massa de galáxias iniciais na vida do universo.
“É um tipo de coisa extraordinária que se torna ordinária”, disse Regina Jorgenson, da Universidade do Havaí durante uma conferência no início do mês de Janeiro de 2014 no encontro da Sociedade Astron6omica Americana em Washington, D.C.
Jorgenson e sua equipe usaram o Telescópio Keck no Havaí para obter a primeira imagem espacialmente resolvida dessas jovens e normais galáxias. Embora já se soubesse há décadas de sua existência, elas representavam um verdadeiro desafio para serem imageadas de forma clara e evidente.
“É o equivalente a detectar uma lâmpada de 50 watts em Marte”, disse Jorgenson.
As galáxias primordiais continham primariamente poeira, o alimento para a formação de estrelas. Jorgenson comparou o processo de formação de galáxias com o ato de se cozinhar um bolo, que necessita de muitos ingredientes, sendo que o mais importante é a farinha. No bolo galáctico, a farinha é o equivalente ao gás neutro, o combustível fundamental para a formação de estrelas.
(...)
Localizado a aproximadamente 10.8 bilhões de anos-luz de distância da Via Láctea, a DLA2222-0946 se formou 3 bilhões de anos depois do Big Bang, só para se comparar, estima-se que o universo tenha cerca de 13.8 bilhões de anos.

Fonte: Ciencitec

Nenhum comentário:

Postar um comentário