quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Concurso de Cartazes “ Dia Mundial Sem Carro”



                                  
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação - Extensividade, vem divulgar o Concurso de Cartazes “Dia Mundial Sem Carro”, que é uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente e CET Rio.

2. O presente concurso tem por objetivo promover a participação dos  alunos da Rede Pública Municipal de Ensino na divulgação e na conscientização do compromisso de todos com a qualidade de vida da população carioca. Por meio da utilização dos meios de transportes coletivos, alternativos e da carona solidária, o “Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro)” visa promover uma prática permanente de Educação Ambiental, esforço conjunto para reduzir as emissões de gás carbônico, entre outros, que contribuem para as Mudanças Climáticas.

3. Serão encaminhados, por escaninho, cartazes do Dia Mundial Sem Carro para todas as unidades educacionais dessa CRE, ressaltando que a arte do referido cartaz é composta pelos desenhos vencedores do concurso 2012.

4. Contamos com a colaboração das Coordenadorias Regionais de Educação, em especial, dos representantes do GT de Educação Ambiental, no sentido de divulgar o concurso e sensibilizar professores e alunos para participarem, observando os itens do regulamento (em anexo). 

5. Esta seleção de trabalhos representa uma sensibilização para a discussão do tema Mudanças do Clima  junto às escolas.

6. Ressaltamos que todos os trabalhos realizados pelos alunos são de grande importância na construção de uma reflexão coletiva sobre a sustentabilidade na Cidade.

7. Informações complementares poderão ser obtidas pelos telefones 2976-2291 ou 2976-2336.

                                     Atenciosamente,


Denise Mendonça Palha da Silva
Assessora – E/SUBE/CED- Extensividade
Mat. 11/106.759-4


     Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

Mat. 70/193141-9



 Concurso de Cartazes

Dia Mundial sem Carro

2013

REGULAMENTO


I – DO OBJETO

A Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre o Dia Mundial Sem Carro, estabelece as normas para a realização e participação no Concurso de Cartazes. 

II – DO TEMA 

Os cartazes deverão abordar o tema “Dia Mundial sem Carro”, que é no dia 22 de setembro. Este movimento começou na França, em 1997. Neste ano de 2013, cidades em todo o mundo estarão unidas num esforço conjunto para reduzir as emissões de gás carbônico, um dos gases mais poderosos do efeito estufa. Este dia tem como objetivo despertar o debate sobre transporte coletivo, ciclovias, pedestres, poluição, acessibilidade para portadores de deficiência, estimulando o transporte solidário e coletivo e o uso de bicicletas.

III – DAS CATEGORIAS

Os participantes matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão concorrer em apenas uma das categorias abaixo:

A- Alunos de 6 a 8 anos 

B - Alunos de 9 a 12 anos

C- Alunos a partir de 13 anos 

D- Alunos da Educação de Jovens e Adultos/Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos

IV- DA PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do Concurso alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

V – DOS TRABALHOS

a) Os trabalhos deverão ser:

· produzidos em suporte A4. 

· individuais

· originais

b) Nos trabalhos deverão constar:

· nome do Concurso: “Concurso de Cartazes Dia mundial Sem Carro”

· nome completo do aluno, idade, ano de escolaridade, escola onde está matriculado.

· nome completo do professor orientador, endereço da escola e telefone ou email para contato.

c) Cada aluno poderá participar apresentando somente 01(um) trabalho.

d) Cada escola tem a possibilidade de escolher, para cada categoria (A,B,C,D - Item III), até 2 (dois) trabalhos. Após a seleção dos trabalhos, a escola deverá enviar os mesmos para sua E/SUBE/CRE/GED, até 06 de setembro de 2013.

e) Após o envio dos trabalhos por parte da escola, a E/SUBE/CRE/GED fará a seleção dos 8 (oito) melhores trabalhos, sendo 2 (dois) por categoria e enviará para a SME - E/SUBE/CED–Extensividade, até o dia 16 de setembro de 2013.

f) Todos os trabalhos serão numerados na Secretaria Municipal de Educação.

g) Os trabalhos permanecerão na Secretaria Municipal de Educação E/SUBE/CED- Extensividade. 

h) Os trabalhos deverão estar acompanhados de autorização de imagem (disponível na intranet) para permitir posterior divulgação em eventos e meios apropriados, sempre que se julgar oportuno, citando o nome do autor e não se obrigando a direitos autorais.

i) Os trabalhos não serão devolvidos.

j) Os trabalhos apresentados sem identificação do aluno e do professor não serão aceitos, assim como os trabalhos enviados fora do prazo de entrega, ainda que respeitadas todas as demais condições deste regulamento.


VI- DO JULGAMENTO

a) A escolha final dos trabalhos caberá à Comissão Julgadora designada pela Secretaria Municipal de Educação

b) Critérios de avaliação:

§ criatividade e originalidade do trabalho;

§ impacto visual;

§ consonância com o tema definido;

§ coerência entre produção do trabalho e faixa etária do (a) aluno (a);

§ boa apresentação.

VII-DA PREMIAÇÃO:

Será escolhido 01(um) trabalho destaque em cada categoria. 

A divulgação do resultado e a premiação do concurso serão realizadas no mês de setembro, em data e local a serem divulgados pela E/SUBE/CED – Extensividade. 

Informações complementares poderão ser obtidas pelos telefones: 2976 2291 –2976 2336.


Nenhum comentário:

Postar um comentário