quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Geógrafo



A data escolhida faz menção ao dia em que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a desenvolver suas atividades, em 1936.

“Especialista em geografia: ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações.”
Dicionário Houaiss

A atuação do geógrafo é fundamental para conhecermos melhor o planeta em que vivemos e, por isso, devemos valorizar sua importante atuação. Sendo assim, em 29 de maio, comemora-se o Dia do Geógrafo.

A data escolhida faz menção ao dia em que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a desenvolver suas atividades, em 1936. Entretanto, naquela época, chamava-se Instituto Nacional de Estatística (INE). Só no ano seguinte, foi instituído e incorporado o Conselho Brasileiro de Geografia e, a partir de então, passou a ser chamado de IBGE.

A profissão

De acordo com o IBGE, os chineses foram os primeiros geógrafos do mundo, pois foram os pioneiros na organização de dados geográficos sobre a região onde vivem. No Brasil, a profissão de geógrafo foi regulamentada pela lei no 6.664, de 1979.

Para se graduar em Geografia, o estudante pode optar por licenciatura e/ou bacharelado. No caso da primeira, poderá atuar, por exemplo, como professor, orientador, coordenador ou consultor no Ensino Fundamental e Médio. Optando por bacharel, será um profissional - geógrafo - que poderá atuar em empresas públicas e privadas ou como autônomo. Neste último caso, para exercer a profissão, é preciso obter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado.




Atualmente, o mercado de trabalho para os geógrafos tem se ampliado devido à necessidade da atuação deste profissional em várias funções, como, por exemplo: técnico de planejamento para o reconhecimento, levantamento, análise e mapeamento de aspectos socioambientais, elaboração de pesquisas, prestação de consultorias especializadas na área de geografia, sociedade e meio ambiente, entre outros.

A ciência

O objeto de estudo da Geografia é a sociedade e sua organização espacial, possuindo como um dos temas centrais a relação homem-natureza. Entre os objetivos dessa ciência, temos: o estudo da superfície terrestre: o revelo, o clima, a vegetação; a relação entre o homem e o meio ambiente, para compreender e planejar o espaço onde se vive, por meio da economia, a distribuição geográfica populacional, as divisões políticas/culturais, entre outros.




Em comemoração ao Dia do Geógrafo, Milton Santos, um dos geógrafos de maior expressividade no Brasil, enviou um depoimento ao IBGE sobre a importância da Geografia

“O papel da Geografia é explicar as relações que se estabelecem, ao longo da história, entre a humanidade e o Planeta e a constituição das paisagens e espaços resultantes."


Parabéns, geógrafos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário