segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pais e mães de volta aos bancos escolares


Projeto "Sou Pai, sou Aluno" estimula pais de estudantes da rede municipal a voltarem às salas de aula

26/03/2013 » Autor: Fernanda Good / Fotos: Ricardo Cassiano

Lucimar Machado de Oliveira começou a estudar aos 14 anos. Aos 15, já havia abandonado a escola para trabalhar como empregada doméstica. Hoje, aos 37, orgulha-se de estar prester a completar o Ensino Fundamental. Mais que um exemplo de que nunca é tarde para aprender, Luciana é uma amostra dos bons resultados alcançados pelo programa "Sou Pai, Sou Aluno", da Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo incentivar o acesso à educação de pais e mães de estudantes da rede.

- Só tive oportunidade de estudar quando criança aos 14 anos e mesmo assim por um ano. Minha mãe nunca se preocupou com a educação dos filhos, apenas de ter o que nos dar de comer. Aos 15 anos, parei os estudos para trabalhar em casa de família. Apesar disso, sempre me interessei em aprender. Até troquei serviços domésticos para aprender as letras com uma vizinha. Agora, com 37 anos, posso dizer que tenho orgulho de mim, pois vou completar o Ensino Fundamental - comemora Lucimar, que através do projeto ingressou no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), que atualmente conta com 29.802 alunos. Agora, ela se orgulha de poder ajudar com o dever de casa das filhas Rebeca e Raquel, 14 anos, também estudantes da rede municipal de ensino:

- Elas me cobravam muito. Sempre foram muito disciplinadas com os estudos. Encontrava muita dificuldade em ajudá-las com as tarefas escolares, hoje já tenho mais facilidade.

Além de conquistar a admiração dos filhos, Lucimar - que trabalha fazendo salgados e doces para vender - agora tem novos sonhos:

- Perdi muita oportunidade de trabalho pela falta dos estudos, tinha medo de não ter capacidade de cumprir as tarefas. Hoje não quero só dar uma boa educação para os meus filhos, também tenho sonhos de crescer.

O sentimento de orgulho parece contagiar os estudantes do "Sou Pai, Sou Aluno". Com o objetivo de incentivar pais e responsáveis analfabetos, ou que não concluíram o Ensino Fundamental, a voltarem a estudar na mesma escola do filho, o projeto ainda estimula que a família participe mais dos estudos das crianças. O auxiliar de serviços gerais Jorge da Silva, 53 anos, teve a oportunidade de estar na mesma classe de seu filho Jorge Fernando, 18, que o incentivou a voltar a estudar.

- Antes eu tinha vergonha de ler. Agora me sinto outra pessoa. Tenho mais orgulho de mim. Sinto que posso ajudar mais os meus filhos. Consegui até explicar para o menor deles, de 8 anos, sobre as letras e a importância de se escrever na linha – contou Jorge, emocionado com sua evolução na leitura.

Para Jorge Fernando, o método de ensino do PEJA – em que o conteúdo do Ensino Fundamental é divido em quatro unidades de progressão de um trimestre cada – foi uma dádiva:

- Recuperei os anos de bagunça e repetência. Sei da importância dos estudos para o meu futuro. Estou muito feliz. Vou me formar antes mesmo do final do ano.

Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação, Maria Luiza Lixa Mendonça, o método educacional do PEJA utiliza um programa acelerativo dos conteúdos essenciais do
ensino fundamental.


- Com esta metodologia, em que as unidades de progressão têm duração de um trimestre, as matrículas podem acontecer durante todo ano - disse ela, acrescentando que a escolaridade dos pais interfere na melhora do desempenho escolar dos filhos:

- A vinda dos pais para a escola interfere no desempenho escolar dos alunos. Melhora a autoestima familiar, é um ganho cultural e social. E um ganho para a sociedade e para a cidade.

Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA)

Com o objetivo de escolarizar jovens e adultos que não iniciaram ou concluíram o Ensino Fundamental, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens pautadas nos eixos de aumento da escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania. Atualmente, o programa é oferecido em 144 escolas municipais e no Centro de Referência de Jovens e Adultos.

Todas as unidades escolares que possuem PEJA participam do projeto "Sou Pai, sou Aluno". Os pais/responsáveis interessados em estudar em uma das unidades que oferecem PEJA devem procurar a unidade escolar mais próxima da sua residência ou trabalho para se matricular normalmente. A relação das escolas municipais que oferecem PEJA está disponível no site www.rio.rj.gov.br/sme.


Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário