quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Inclusão Invertida da Escola Especial Municipal Mª Montessori


Na Semana Municipal De Conscientização Sobre O Autismo o Portal Rioeduca fez uma homenagem a todas as CREs destacando os projetos que vem sendo desenvolvidos no Ensino Especial da nossa rede e a 9ª CRE destacou o lindo projeto que a E. E. M. Maria Montessori vem desenvolvendo com a E. M. Halfeld.

Segue na integra a matéria publicada hoje no Portal Rioeduca pela Representante do Rioeduca pela 9ª CRE. 


A Escola Especial Municipal Maria Montessori, uma das Unidades Escolares da 9ª CRE, vem desenvolvendo parcerias com Unidades do entorno a fim de criar uma Inclusão Invertida que nos possibilita compreender, na sua essência, o significado das palavras DEDICAÇÃO, SUPERAÇÃO, GENEROSIDADE e AMOR.


Conhecemos a E. E. M. Mª Montessori através de uma matéria anteriormente aqui publicada, “Uma História de Vida”, que contava a história de uma mãe dedicada (Cíntia) e sua filha especial (Arielle), aluna desta unidade. Por ocasião da visita, fiquei sabendo de várias atividades que a escola desenvolve, principalmente com a E. M. Halfeld, que vamos destacar.




O que mais chamou a atenção foi a parceria que a unidade vem desenvolvendo com escolas próximos com o objetivo de estreitar relações e proporcionar a oportunidade da integração, facilitando, dessa forma, o processo de inclusão que vem sendo realizado por elas.

Vamos ler, a seguir, o relato das equipes das duas escolas e conhecer melhor este projeto:

Inclusão Invertida

Somos uma escola especial, localizada no centro do bairro de Campo Grande. Ao longo dos anos, a comunidade passou a visualizar a clientela deste espaço exclusivamente como de deficientes, excluindo a possibilidade de turmas regulares na escola. Desta forma, gerou um movimento de segregação devido a características tão particulares.

Identificamos, assim, a necessidade de movimentar a escola de forma diferente, com a proposta de turmas regulares de Educação Infantil incluídas. Foi quando solicitamos a permissão para realizar parcerias com as escolas próximas.

No ano de 2011, estabelecemos uma relação mais estreita em que os alunos puderam realizar atividades integradas com os alunos das turmas regulares. Neste período, tivemos momentos muito ricos com a realização de Jogos Cooperativos entre os nossos alunos e os alunos do CIEP Nelson Mandela. Oficinas de rádio, artes, contação de histórias, educação física e cozinha experimental com pequenos grupos de colegas da E. M. Halfeld.

Foram momentos inesquecíveis! Porém, a equipe considerou interessante que estabelecêssemos relações mais estreitas com uma escola de cada vez, ou seja, uma vez estabelecido o vínculo com um grupo, buscássemos outros de modo a ampliar/estreitar laços.



Em 2012, reeditamos a proposta de integração, desta vez somente com a E. M. Halfeld. Nosso projeto foi a realização dos Jogos Cooperativos e a festividade de Natal, facilitando o processo de inclusão de nossos alunos em classe comum nesta Unidade Escolar.




Iniciamos o ano de 2013 acompanhando os alunos incluídos na E. M. Halfeld e para ela propomos: Centros de Estudos entre os profissionais das duas U.E.s em conjunto; continuidade da realização dos Jogos Cooperativos com a introdução da modalidade de Bocha; participação em aulas de dança de alguns alunos em nosso grupo de dança.

Destacamos que neste ano contamos com uma turma de EJA diurno regular, buscando mais uma vez outra modalidade de troca entre os sujeitos. Reiteramos o desejo de nos unirmos a outras unidades escolares do entorno, além dos espaços culturais na busca da “inclusão invertida”.

Equipe da E. E. M. Mª Montessori

Especial? Quem não é?

Difícil saber onde exatamente tudo começou. Nossos amigos foram chegando timidamente... Hora em uma turma, hora em outra... Aos poucos, aqueles sorrisos, às vezes disformes, aquelas corridas desengonçadas, aquelas palavras de difícil compreensão foram se misturando a todos os outros sorrisos, corridas e palavras que julgávamos normais.

No começo foi inevitável não sentir medo. Como lidar com tantas diferenças, como sanar suas dificuldades, como corresponder a tantas expectativas? Perguntas, perguntas, perguntas...

Nossa escola foi entendendo que nem os maiores pesquisadores, os mais dedicados cientistas, o mais velho dos sábios tem todas as respostas e, então, simplesmente os enxergamos com os olhos da alma e, através deles, somos iguais em nossas diferenças.

Foi aí que os muros de nossa escola se estenderam e alcançaram uma outra escola em que os papéis se inverteram e nós é que fugíamos da normalidade.

Só nesse momento algumas palavras puderam ser compreendidas por nossas crianças e professores em sua essência... DEDICAÇÃO, SUPERAÇÃO, GENEROSIDADE, AMOR...

O impacto dos primeiros momentos foi dando espaço à ternura por aquelas crianças, e à admiração por aqueles profissionais. Impossível não se envergonhar por nossas lamentações diárias diante de tanta felicidade frente aos quase imperceptíveis avanços.

Viver um minuto de cada vez, acreditar no impossível, comemorar a VIDA!

Como eles têm nos ensinado... Ainda há um longo caminho a percorrer na direção da tão sonhada inclusão social nesse mundo repleto de tecnologia, onde as imagens saltam aos olhos em 3D nos cinemas e computadores, onde a comunicação se dá através de um toque na tela de um celular e onde máquinas podem respirar por nós e nos manter vivos.

Nossas crianças têm tido uma oportunidade única de se constituírem não só como cidadãos críticos e autônomos, o que seria a primórdia função de uma escola oportunizar, mas também como seres humanos, solidários e tolerantes, abertos às limitações de seus semelhantes e conscientes de suas próprias.

Nessa história não existem professores e alunos, sábios ou aprendizes. Somos pequenos fragmentos do imenso amor de Deus que nos pintou de cores diversas pra nos fazer pensar.

Sendo assim, pensemos... MONTESSORI OU HALFELD? Vocês poderiam precisar qual delas é a escola especial?

Pois é... NÓS NÃO!

Equipe da E. M. Halfeld








Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net





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