terça-feira, 19 de março de 2013

Universidade de Columbia lança centro de estudos no Rio de Janeiro


Seminário no Palácio da Cidade celebrou a abertura do Columbia Global Center no Rio, o segundo da América Latina

18/03/2013 » Autor: Elisa Motta/Fotos: J.P.Engelbrecht

O prefeito Eduardo Paes participou na tarde desta segunda-feira (18/03) da abertura do seminário da Universidade de Columbia, de Nova York, no Palácio da Cidade. O evento celebra o lançamento do Columbia Global Center no Rio de Janeiro, o segundo centro de estudos da universidade americana na América Latina e o oitavo no mundo. As unidades internacionais da Columbia ajudam a promover e a facilitar a colaboração entre países em novas pesquisas, programas acadêmicos e intercâmbios entre universidades.

- Toda cidade que quer se posicionar bem no mundo tem que ter qualidade nos seus recursos humanos. Quando trazemos para a nossa cidade uma instituição do porte e da grandeza da Universidade de Columbia, estamos dando oportunidades para que as pessoas aqui no Brasil possam trocar experiências. O Rio está na moda, está todo mundo querendo vir para cá e o que a gente precisa é trazer gente de qualidade. O Rio tem boas universidades e a Columbia vem para dialogar com essas instituições e para encontrar soluções para a cidade. O Studio X, por exemplo, já contribui nessa troca de experiências para resolver problemas que muitas vezes a gente não consegue encontrar em soluções tradicionais. É um olhar de fora para problemas que a cidade pode superar – disse o prefeito Eduardo Paes, referindo-se à faculdade de arquitetura da Columbia que está no Rio desde o início de 2011.

O Columbia Global Center no Rio de Janeiro ocupa cerca de 2.500 metros quadrados de espaço em um escritório no Centro do Rio. Está localizado próximo a universidades e centros de pesquisa e possui uma sala de aula, um espaço para seminários e escritórios para uso de professores, alunos e funcionários. O novo escritório funciona há cerca de 6 meses e já fechou parcerias com as universidades cariocas PUC e UERJ. Segundo Thomas J. Trebat, diretor do Columbia Global Center no Rio de Janeiro, essas são as primeiras de muitas parcerias:

- A Columbia pode colaborar com temas e problemas que aqui são debatidos; melhorar e avançar o conhecimento, fazendo boas e muitas parcerias com universidades do estado do Rio. Nós também ganhamos muito nesse processo. A Columbia é uma universidade de tradição, e esse novo centro também é a chance de a universidade se globalizar cada vez mais; uma chance de entender melhor as ideias do Brasil. Essa parceria vai gerar frutos por muitos e muitos anos e podemos afirmar que os primeiro passos foram dados hoje.

Presente na Índia, China, Jordânia, Turquia, França, Chile, Quênia e agora no Brasil, o novo Global Center da Columbia terá como foco a atuação nas áreas de urbanismo, arquitetura, ciências, educação, administração, direito e negócios.

- Essa realização nos permite criar algo além da fronteira. O Rio é o fechamento dessa rede, não é apenas mais uma capital global. É o momento do Rio e não podemos ver isso acontecer em muitas cidades, só aqui. Acreditamos que a nossa universidade está tão à vontade aqui no Rio como está em Pequim e em São Francisco – disse o presidente da Universidade de Columbia, Lee Bollinger.

Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário