sexta-feira, 1 de março de 2013

Rio Meu Encanto


O Rio de Janeiro comemora hoje, no dia 1º de março, 448 anos de sua fundação e o Blog da 9ª CRE em homenagem a nossa cidade publica o texto do professor Alexandre Bento que concorreu ao concurso realizado pelo  
Portal Rioeduca




Rio Meu Encanto

Rio das avenidas, das praças, das linhas multicoloridas, das Trans que serpenteiam a cidade. Rio de cores, do verde das montanhas ao azul do BRT, que corta a cidade desde a zona oeste, onde sítios de árvores frutíferas resistem ao avanço da cidade cosmopolita de tanta diversidade.

A cidade que nasceu entre a baía e as montanhas, hoje se esparrama entre o mar e os morros. O sobe e desce por vielas, a verdadeira academia a céu aberto da cidade, está se transformando em um vai e vem de teleféricos frenéticos que transportam os novos sonhos dessa gente que sorri para a cidade.

Em todos os cantos, encantos! E dos encantos, o canto dos pássaros da maior floresta urbana do mundo, plantada pelo homem e encravada no meio da cidade para manter a qualidade de vida da cidade que nasceu para brilhar. Abençoados somos nós cariocas, pois das trilhas da Floresta da Tijuca, passando pela Cachoeira do Mendanha até as águas claras do Grumari a natureza nos brinda com sua beleza e exuberância.

Andar pelo Centro da cidade é respirar a história de um povo. Estamos imersos em praças, ruas, monumentos e construções que nos levam da Colônia ao Reinado, do Império a República. O Paço Imperial dos moradores ilustres, a Ilha Fiscal dos famosos bailes, o Palácio do Catete que abrigou tantos presidentes, as linhas de Niemeyer e os jardins de Burle Marx no Palácio Gustavo Capanema, adornado pelos imensos painéis de azulejos de Portinari, encanta qualquer visitante e é um orgulho para nós moradores apaixonados da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Assim, de flor em flor, de mar em mar, de monumento em monumento, de som em som, se descortina aos nossos sentidos a cidade vibrante, viva, frenética, acolhedora, iluminada, que encanta a todos que aqui nasceram, que por aqui passam, estudam ou que simplesmente tiveram a feliz ideia de aqui vir morar. Rio, cidade encantada!

Concurso Cultural: O Encanto desta Cidade é Meu
Autor: Alexandre Bento V. Martins – Prof. I – Matemática


Um comentário:

  1. Parabéns, Alexandre Bento!

    Para mim, foi uma grata surpresa saber que existe uma veia poética num organismo matemático! rsrs

    Adorei o texto. A cidade do Rio de Janeiro agradece a sua homenagem!

    Abraços.

    ResponderExcluir