terça-feira, 19 de março de 2013

Merenda escolar: nutrição e aprendizado caminhando juntos


Cardápio das escolas municipais se baseia na faixa etária e no tempo de permanência do aluno nas unidades

18/03/2013 » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano e Raphael Lima

Crianças bem alimentadas, aprendizado garantido. Pensando nisso, a Prefeitura do Rio, através do Programa de Alimentação Escolar, oferece aos alunos da rede municipal de ensino cardápios rigorosamente elaborados por nutricionistas do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD). Criado em 1956 e vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o órgão trabalha para conceber, implementar e avaliar as políticas de alimentação e nutrição da prefeitura, fornecendo cardápios e promovendo ações educativas destinadas a profissionais de educação e alunos. Para isso, são levados em consideração o tempo de permanência do aluno nas escolas e a faixa etária das crianças atendidas nas unidades do município. A média de refeições diárias é de 500 por escola.

A diretora do Instituto Annes Dias, Maria de Fátima França, explica que a meta do órgão é garantir o aprendizado dos alunos a partir de uma alimentação saudável e balanceada que estimule seu intelecto:


- Buscamos garantir o desenvolvimento pleno do aluno, de maneira que ele esteja apto a explorar todas as suas potencialidades. Para isso, precisa ser bem alimentado e estar muito bem nutrido. O sucesso do nosso trabalho se deve, em grande parte, à união de esforços do instituto com diversos órgãos municipais, como a Vigilância Sanitária e as secretarias municipais de Saúde e de Educação.


O planejamento dos cardápios é dividido em quatro semanas, de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua distribuição é feita pelas Coordenadorias Regionais de Educação em semanas diferentes.


O cardápio elaborado pelo instituto conta com a aprovação dos alunos. Na Escola Municipal Tia Ciata, no Centro, um dos momentos mais aguardados pelos estudantes é o da refeição.


- A merenda oferecida na escola é muito boa. O cardápio é variado e me alimenta bem - disse Letícia Batista Santana, 11 anos, aluna do 6º ano.


Ao seu lado, a colega Adrielle Francisca da Rocha elogia o empenho dos cozinheiros:

- O cardápio realmente é bem legal. O pessoal da cantina prepara nossa comida direitinho.


Além da preocupação com o cardápio oferecido nas escolas, o INAD criou o Guia de Alimentação Escolar, juntamente com um livro de receitas desenvolvidas pelo instituto, que também serve de orientação para os pais e responsáveis. As publicações trazem informações sobre alimentação saudável para crianças e adolescentes, plano de refeições, cardápios e fichas de preparo, assim como orientações para a compra de gêneros alimentícios e sobre normas sanitárias.


A qualidade das refeições servidas nas escolas da rede tem início no processo de escolha das empresas fornecedoras de alimentos para a prefeitura. De acordo com o INAD, a partir do momento em que uma empresa demonstra interesse em fornecer seus produtos ao município, uma equipe do órgão municipal faz uma visita ao estabelecimento para avaliar sua área física, a qualidade dos alimentos, o trabalho dos manipuladores, equipamentos e materiais e os veículos utilizados para o transporte dos produtos. Após a aprovação, é emitido um laudo de aptidão para que esta empresa participe do processo licitatório
.

A partir daí, nas escolas, uma equipe de nutricionistas supervisiona as unidades e acompanha periodicamente a produção da merenda. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação mantém o Conselho de Alimentação Escolar, formado por 14 membros (técnicos, professores e sociedade civil) que supervisiona o trabalho. 




Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. Que trabalho legal. Mas, acho que este planejamento, elaboração e execução ainda não chegou nas Unidades de Educação Infantil. Primeiro porque o cardápio é o mesmo a mais de dois anos, as receitas se repetem continuamete, divididas em 04 cardápios semanas, é verdade, mais rigorosamente repetidas e, repetidas... Além do que, a aparencia de determinados pratos e os sabores são inegavelmente insuportáveis, voces já experimentaram? Por exemplo: OVO COM VAGEM - um cheiro de coisa poder que só provoca nojo; MOELA - cortada em tiras ou cubinhos - fica parecendo sopa de entulho da semana passada; MACARRÃO FIDELINHO - não há quem acerte o ponto do bendito, fica um grude poderoso, unidos venceremos é pouco para descrevê-lo.
    Sugiro que alguem experimente!

    Sou MARIA DE FATIMA FERREIRA ALVES / AAC - MAT 2679256. Tel 21- 78793680

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo:
      Gostaria de retificar que minha postagem anterior nada tem haver com o trabalho das cozinheiras e merendeiras da rede municipal, vissto que tais profissionais são capacitados para seus cargos e nos promovem deliciosas refeições. Que fique claro meu protesto APENAS, com relação ao cardápio elaborado e imposto, sim, pois os excelentes profissionais da cozinha são obrigados a seguir as receitas propostas por este programa de Merenda, assim, fica dificil produzir tais pratos com tantas restrições, deixando-os, portanto, intragáveis.

      Excluir