segunda-feira, 4 de março de 2013

GENTE - Ginásio Experimental de Novas Tecnologias


Inovação tecnológica a favor da educação carioca

Segundo ginásio vocacionado do Rio, Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE) é inaugurado na Rocinha

01/03/2013 » Autor: Elisa Motta/Fotos: Ricardo Cassiano

“Quando eu crescer, quero ser empresário”, “Quero muito fazer faculdade”, “Quero conseguir o respeito das pessoas”. Essas são algumas das frases que estampam o mural da sala multimídia da Escola Municipal André Urani, mais conhecida como GENTE, sigla que resume em uma palavra o conceito do novo Ginásio Experimental de Novas Tecnologias, inaugurado na manhã desta sexta-feira (01/03), na Rocinha. As frases refletem os desejos dos alunos que estudam no novo ginásio conceitual da Prefeitura do Rio - em sua maioria, moradores da comunidade da Zona Sul -, que abriga um novo conceito educacional desenvolvido pela Secretaria municipal de Educação (SME).


- Esse projeto tem o objetivo de repensar o que é a instituição escola e personalizar o processo de aprendizagem para as necessidades e estilos individuais de cada aluno. Queremos proporcionar ao estudante um espaço de autonomia e construção colaborativa do conhecimento - explicou Rafael Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da SME e idealizador do GENTE.



O conceito de Ginásio Experimental, adotado a partir de 2011 em algumas escolas do Rio, atende alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estudam em horário integral, das 8h às 16h, e contam com salas temáticas e com professores em dedicação exclusiva. O primeiro ginásio vocacionado a ser inaugurado foi o Ginásio Experimental do Samba, na última quarta-feira (27/02). Em breve estará funcionando anda o Ginásio Experimental de Artes.


O ginásio se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais, promove inovação curricular, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e propõe um ensino personalizado. Sua estrutura não possui salas de aula convencionais e em nada lembra os métodos de ensino tradicionais. Nele, as crianças ficam em Espaços de Aprendizagem, sentam em círculos e são divididas em grupos de seis alunos, que formam as “famílias”. A cada três “famílias” é formado um “time” e cada “time” é acompanhado por um professor mentor, que apenas auxilia os alunos na construção da aprendizagem.


As antigas matérias são substituídas por “habilidades” e cada criança possui um itinerário de aprendizado pessoal e precisa estudar, individualmente, cinco novas habilidades a cada semana. Cada aluno possui um notebook, fornecido pela escola, e estuda através da Educopédia, uma plataforma digital onde a secretaria disponibiliza objetos de aprendizagem, como jogos educacionais e livros interativos. Ao final de casa semana o estudante responde questões desenvolvidas pela Máquina de Testes, também disponibilizada pelo Educopédia. Se não alcançar um resultado positivo em alguma disciplina, ele receberá aulas de reforço com um professor.



- Outra questão importante é que não podemos de imediato implementar essa nova proposta de educação sem antes preparar o aluno. Eles fazem primeiro um teste, para diagnosticar o nível em que cada um está. Como o ensino é personalizado, queremos saber quais habilidades já possuem. Além disso, trabalhamos com a Pedagogia da Presença, misturando alunos calmos com os agitados, para que todos se auxiliem na construção do aprendizado. Na Educação Infantil se trabalha muito da forma colaborativa e só depois vamos para esse formato individual. Aqui estamos resgatando essa coisa onde o aluno é o centro da aprendizagem - disse Márcia Roberto da Silva, diretora do GENTE.


O ginásio possui dois Espaços de Aprendizado, um Centro de Estudo e uma Sala Multimídia, que acolhem os 180 alunos e 17 professores. As crianças estudam em tempo integral, das 8h às 16h, e contam ainda com refeitório, piscina e quadra de esportes. As salas possuem lousas digitais e ar-condicionado.

- O acesso à tecnologia é bem legal. Sei que no futuro isso vai nos ajudar muito - comentou Raniele da Silva Oliveira, 12 anos, aluna do 8º ano.

- Gente, uma escola de qualidade e de muita responsabilidade. Gente que ajuda você a evoluir e não a desistir. Sempre junto com você, até o fim - escreveu a aluna Fabiana dos Santos, 13 anos, após ouvir a música Gente, de Caetano Veloso, em uma das tarefas propostas aos alunos. 



Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário