quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeito inaugura Nave do Conhecimento na Vila Aliança, em Bangu


Comunidade com um dos menores índices de Desenvolvimento Humano da cidade recebe espaço multiuso com opções de cursos, pesquisas e lazer

03/02/2013 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Raphael Lima

O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo (03/02) a Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento, na Vila Aliança, em Bangu. O local vai oferecer à comunidade espaços multiuso e interativos com inúmeras opções de cursos, pesquisas, visitas virtuais e lazer. Essa é a oitava Nave do Conhecimento da cidade e faz parte do programa “Rio Digital 15 Minutos”, que prevê acesso dos cariocas a espaços comunitários digitais em um raio de pelo menos 1,5 quilômetro, oferecendo o que existe de mais avançado em cultura digital nas áreas de educação, entretenimento, serviços e formação profissional.

Paes estava acompanhado do vice-prefeito, Adilson Pires; do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho; e do presidente da Riourbe, Armando Queiroga.


- Queremos uma cidade mais justa e integrada, e esse espaço significa a possibilidade das pessoas mais carentes terem acesso à tecnologia. O nome “Nave” é justamente para mostrar que todos devem sempre sonhar, voar alto, sem limites, para terem uma vida melhor – explicou o prefeito aos moradores.


Os moradores da Vila Aliança, região com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro, terão acesso a um espaço de alta tecnologia, onde serão promovidas oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia, além de cursos de alfabetização digital, construção de blogs, libras, inglês voltado para o turismo, entre outros.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, explicou a proposta da Nave do Conhecimento:


- Essa nave vai oferecer oficinas e cursos, dando a oportunidade de educação e formação profissional para a maioria dos jovens.


O prédio da Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento apresenta traços de inovação urbanística, projetado pela arquiteta Dietmar Starke, e possui sala de produção de conteúdo, recepção digital, biblioteca virtual, galeria multimídia, lan house, anfiteatro, cinema ao ar livre, área infantil e áreas de lazer. O funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 9h30 às 16h30.

O “Rio Digital 15 Minutos” é uma ampliação do projeto “Praças e Naves do Conhecimento”, coordenado pela Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECT). Até 2016, serão mais 40 unidades, o que garantirá à população carioca a inserção ao mundo digital por meio do acesso à informação e às inovações tecnológicas.


Elisa do Nascimento, viúva de Abdias do Nascimento, que faleceu no Rio de Janeiro em 2011, e foi escritor, poeta, ator, escultor, político e ativista social, agradeceu a homenagem da prefeitura:


- O Abdias lutava pela igualdade racial a favor de todos e queria levar e mostrar ao mundo como os povos negros produziram cultura e conhecimento. Continuo a luta do meu marido e fico muito feliz com a homenagem, pois batizar essa Nave do Conhecimento com seu nome traz à tona sua proposta de ação política – agradeceu a viúva, que ainda presenteou a nave com dois dvd’s com histórias de Abdias para serem transmitidos no cinema ao ar livre.


A nave da Vila Aliança vai atuar em rede com as de Santa Cruz, a do Parque Madureira, a de Irajá, a da Penha e às Praças do Conhecimento de Padre Miguel, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), e a do Bairro Carioca, em Triagem, integrando a cidade através da tecnologia. Todos estes espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como um complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também melhoram a comunicação entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local.


Fonte: Portal da Prefeitura do rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário