segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Portal Portinari é lançado na Praça do Conhecimento do Alemão


Ferramenta que permite acesso lúdico ao acervo do artista será trabalhada nas Naves e Praças do conhecimento

22/02/2013

A Praça do Conhecimento do Complexo do Alemão sediou nesta sexta-feira (22/02) a cerimônia de lançamento do Portal Portinari, principal página dedicada ao trabalho do artista brasileiro, que vai disponibilizar uma base de dados com cerca de 30 mil itens de seu acervo. O novo portal tem o objetivo de democratizar a obra de Cândido Portinari, uma vez que 95% do acervo do artista estão inacessíveis ao público por pertencerem a colações privadas.

Jovens do Complexo do Alemão participaram de uma oficina de navegação pelo portal, organizada pelo Projeto Portinari e pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia. Oficinas semelhantes serão desenvolvidas na Praça do Conhecimento de Padre Miguel e nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Madureira, Irajá, Penha e Vila Aliança (Bangu).


- Nunca tinha visto nada do Portinari, nenhuma obra. Achei todas lindas e maravilhosas. Vou querer saber mais – disse o jovem Rian Carvalho, 11 anos, morador do Complexo do Alemão.


Para o secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, o portal é mais uma ferramenta a contribuir com a inserção tecnológica dos usuários das naves e praças do conhecimento:


- O lançamento deste portal na Praça é mais uma iniciativa de democratização do saber, razão de ser do projeto das Praças e Naves do Conhecimento. O Portal se junta a todo o conteúdo disponível nesses espaços comunitários de alta tecnologia e inovação.


Resultado de uma pesquisa de mais de 30 anos, o site tem uma complexa base de dados com cerca de 30 mil itens, reunindo obras, cartas, fotografias, periódicos e depoimentos que se referem não só a Portinari como também a seus contemporâneos. Com uma catalogação minuciosa sobre a obra do pintor, sua vida e época, o Portal Portinari oferece ao usuário uma interface inovadora e ferramentas necessárias para uma navegação mais acessível e lúdica para o grande público.


- Sempre sonhei em disponibilizar as obras ao maior número possível de pessoas. A obra de Portinari carrega mensagens éticas e de valores humanos em prol da paz, retrata a vida, alma e o povo brasileiro. Hoje, novas ferramentas nos permitem colocar esse conteúdo no colo das pessoas. Batizamos esse ideal de ‘Portinari para todos’. No novo Portal, os usuários - crianças, jovens, estudantes, professores, pesquisadores, curiosos ou simplesmente amantes da arte - poderão navegar brincando – explicou o professor João Candido Portinari, diretor geral do projeto.



Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário