terça-feira, 4 de dezembro de 2012

9ª CRE no Prêmio SESI Educação 2012

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação teve cinco Unidades Escolares premiadas no Prêmio SESI de Educação 2012 onde foram reconhecidas entre as escolas que obtiveram os melhores resultados apontados pela conjugação dos indicadores do
IFDM – Educação 2009 e IDEB 2011.



O Prêmio SESI Educação é uma iniciativa do Sistema FIRJAN, em parceria com o Canal Futura e o PNUD.

O Prêmio consolida os objetivos do tema Educação, apresentado no Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propões a melhoria da qualidade da Educação Básica, imprescindível e urgente, para o favorecimento do desenvolvimento sustentável de todo o estado do Rio.

O objetivo é difundir as melhores práticas em gestão de educação através do reconhecimento e valorização das secretarias municipais de educação e gestores das escolas municipais, que obtiveram os melhores resultados apontados pela conjugação dos indicadores do IFDM-Educação 2009 e IDEB 2011.

O IFDM–Educação (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de Educação), criado em 2008, surgiu da necessidade de se monitorar periodicamente as potencialidades de desenvolvimento socioeconômico de uma região, considerando as diferentes realidades de sua menor divisão federativa: o município. É uma resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para realizar este acompanhamento e planejar ações de valorização e estímulo da qualidade na educação para o desenvolvimento humano, econômico e social do estado.

Para o Prêmio SESI Educação, edição 2012, foi considerado o IFDM-Educação 2009 alcançados pelos municípios. As escolas foram avaliadas pelos resultados obtidos no Ensino Fundamental nos seguintes indicadores componentes do IFDM-Educação 2009: distorção idade-série e percentual de docentes com ensino superior.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Seu objetivo é medir a qualidade da educação, por escola e por rede de ensino, numa escala única em todo o Brasil que varia de zero a dez. São considerados para o cálculo deste índice a taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e o desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na Prova Brasil. Assim, para o IDEB de uma escola ou rede crescer, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.




A cerimônia de entrega do Prêmio ocorreu no dia 21 de novembro no Centro de Convenções Sul América na Cidade Nova com a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira dentre outras autoridades. As escolas da 9ª CRE contempladas com o Prêmio SESI Educação 2012 foram: E. M. Atenas, E. M. Augusto Vasconcelos, E. M. Fernando Costa, E. M. Iva Gomes e E. M. Raymundo Correa.






Nas fotos acima: Diretora Márcia de Barros Salgado e diretora adjunta Cristiane Pinto Norris;
Cláudia do Canto Wilkoszynski (analista de Projetos Especiais do SESI); Mara Lucia Santiago (representante da Secretaria Municipal de Educação de Mangaratiba).



E. M. Augusto Vasconcelos



 Diretora Claudia Valéria e equipe



Momentos como este renovam nossas esperanças e fortalecem nossa prática pedagógica... Este prêmio é dedicado a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da nossa escola, por este motivo viemos dizer: Parabéns a todos que fazem parte desta equipe... Parabéns aos profissionais que estão presentes todos os dias e que se dedicam para alcançarmos o nosso maior objetivo: oferecer Educação de Qualidade aos nossos alunos.
Parabéns aos pais que estimulam seus filhos e que reconhecem a nossa dedicação diária.
Parabéns aos nossos alunos que participam atentamente das atividades e que sabem o valor da aprendizagem para sua formação profissional e cidadã! Parabéns a todos (pais, alunos e profissionais) que estiveram conosco nesta linda caminhada e que muito contribuíram para o sucesso da nossa escola! Parabéns aos nossos familiares que também colaboram sendo compreensivos, participando e nos motivando a crescer em nossa vida profissional! Parabéns a 9ª CRE e a SME, pois sem a orientação e o apoio de vocês o nosso caminho seria muito mais difícil! Agradecemos o apoio e a dedicação de todos, os que estão presentes e os que já seguiram outros caminhos, porém deixaram sua eterna contribuição em nossa caminhada! Obrigada por vocês existirem em nossas vidas! Cada um teve a sua importância neste longo processo, que não começou agora, e sem estas pessoas, nossa História não seria este grande sucesso!

Equipe as E. M. Augusto Vasconcelos






Nas fotos acima: Diretora Maria Izabel recebendo o Prêmio SESI-Educação; Com a Coordenadora Pedagógica Viviane Madaleny; Grupo de gestores da 9ª CRE e alguns dos premiados no evento.


“Um agradecimento de nossa escola a toda equipe da E. M. Fernando Costa pelos avanços em nossa caminhada e pelo belíssimo trabalho que vem sendo realizado.”

Diretora Maria Izabel

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

Paulo Freire





Diretora Luciane recebendo o Prêmio SESI Educação 2012




E. M. Raymundo Corrêa


Diretora Rosiléa sa Silva recebendo o Prêmio



 "Foi um prêmio inesperado e muito significativo pois é o reconhecimento de um trabalho do esforço para se ter uma educação de qualidade ." A direção e toda a equipe agradecem o reconhecimento .

Rosiléa da Silva Chaves Calazans
Diretora 


Parabéns as escolas que receberam o Prêmio SESI Educação 2012 pelo excelente trabalho realizado que resultou nesta conquista!


Fonte: Portal Rioeduca.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário