quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SME e MultiRio lançam livro que conta as histórias do Rio


SME e MultiRio lançam livro que conta as histórias do Rio



MestreDoTempo-Capa-500pxlsA Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio lançaram, no dia 5 de novembro, no Ciep Doutor Antoine Magarinos Torres Filho (Tijuca), a publicação Mestre do Tempo Conta Histórias do Rio, inspirada na série televisiva Mestre do Tempo, da MultiRio. O livro oferece um verdadeiro passeio pela história e pelos lugares relevantes do Rio de Janeiro, não apenas com a finalidade de instruir, como também de aproximar a criança da cidade e elevar sua estima por ela.

Com uma apresentação criativa e interativa, cada capítulo de Mestre do Tempo Conta Histórias do Rio propõe atividades para as crianças, sugere visitas a locais culturais, dá dicas de livros e músicas, além de trazer curiosidades sobre os temas. Embora seja voltado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, todas as escolas da Rede Municipal receberão cinco exemplares do livro para a Sala de Leitura. Além disso, o livro também está disponível na Biblioteca do Portal, na seção Livros.

MestreDoTempo MIOLO_Cap_8-1Com 150 páginas ilustradas, a publicação é estruturada em capítulos com os mesmos temas da série televisiva. A narrativa convida o leitor para um passeio pela cidade, acompanhando seu crescimento e suas principais transformações até os dias de hoje. De forma leve e divertida, Mestre do Tempo Conta Histórias do Rio aborda as grandes descobertas marítimas, a fundação do Rio de Janeiro, o ciclo do ouro, a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, a proclamação da República e as diversas mudanças pelas quais a cidade passou e passa atualmente. A história do livro é finalizada com a menção do título Rio, Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural e Urbana, concedido pela Unesco em 1º de julho de 2012.

Durante o evento, a SME e a MultiRio também apresentarão a versão audiovisual da publicaçãoQuadrinhos, Guia Prático: uma série de animação com o objetivo de estimular o conhecimento da linguagem dos quadrinhos e seu uso no desenvolvimento de atividades em sala de aula. Com a série, professores e alunos terão a oportunidade de aprender os principais conceitos e técnicas utilizados na criação das HQs, como balões e letras, enquadramento, timing e a elaboração de roteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário