sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CURSO DE PÓS-GRADUAÇAO LATO SENSU ESPECIALIZAÇAO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização em Docência na Educação Infantil
PROCESSO SELETIVO DISCENTE
EDITAL 01 / 2012 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇAO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇAO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Infantil do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para o  processo seletivo discente do curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Docência  na Educação Infantil, conforme a Resolução ad referendum UNIRIO n° 3.993, de 03 de outubro de 2012 , o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, o Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, o Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009 e a Resolução UNIRIO nº 3.502, de 17 de agosto de 2010, com a finalidade de preencher até 45 (quarenta e cinco) vagas por ordem de classificação dos aprovados.

CLÁUSULA 1ª - DAS VAGAS

1. O  Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil tem como público-alvo professores, coordenadores, diretores de creches e pré-escolas da rede pública e equipes de educação infantil das redes públicas de ensino. Esse Curso insere-se no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Infantil, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IES) e as Secretarias Municipais de Educação.
2. O processo seletivo tem o objetivo de preencher até 45 (quarenta e cinco) vagas, para ingresso no 2º semestre de 2012, por ordem de classificação dos aprovados. Os candidatos devem ser portadores de diploma de Graduação/Licenciatura em Pedagogia, reconhecido pelo MEC, que estejam em atividade no magistério na rede pública, em cargos ou funções ligados diretamente à Educação Infantil. 

CLÁUSULA 2ª - DAS INSCRIÇÕES

1. As inscrições para o processo seletivo discente serão realizadas no período de  06 a  16 de novembro de 2012, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 9 às 12h e de 16h às 19h30min, no seguinte endereço: Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Avenida Pasteur, 458 Urca - Rio de Janeiro
2. As inscrições também poderão ser realizadas pelo Correio, via SEDEX, em envelope contendo a documentação exigida, com carimbo de postagem até o último dia de inscrição e  encaminhada para:
Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Avenida Pasteur, 458 – Urca – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 22290-2402
3.  Não serão aceitas inscrições requeridas fora do prazo.
4.  A ficha de Inscrição – Apêndice 1 deverá ser preenchida e assinada pelo candidato.

CLAUSULA 3ª – DA DOCUMENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO

De acordo com Decreto n° 6.932, de 11 de agosto de 2009: “art. 9º  - Salvo na existência de dúvida fundada quanto à autenticidade e no caso de imposição legal, fica dispensado o reconhecimento de firma em qualquer documento produzido no Brasil destinado a  fazer prova junto a órgãos e entidades da administração pública federal, quando assinado perante o servidor público a quem deva ser apresentado; art. 10 - A juntada de documento, quando decorrente de disposição legal, poderá ser feita por cópia autenticada, dispensada nova conferência com o documento original; § 1º - A autenticação poderá ser feita, mediante cotejo da cópia com o original, pelo próprio servidor a quem o documento deva ser apresentado.”

Para a inscrição solicitam-se os seguintes documentos, devidamente apresentados com cópia legível de cada e seus respectivos originais.
1. Ficha de inscrição preenchida e assinada, no ato da inscrição (Apêndice 1);
2. cópia autenticada do  diploma ou da declaração de conclusão da Graduação Plena em 
Pedagogia  para cursos realizados no Brasil e revalidação para cursos realizados no exterior;
3. cópia autenticada do histórico escolar de Graduação Plena ou Mestrado;
4. cópia autenticada da carteira de identidade ou passaporte (estrangeiros) e do CPF quando 
este não constar na carteira de identidade;
5. cópia autenticada do título de eleitor com comprovante de participação (última eleição);
6. cópia autenticada do certificado de reservista (candidato do sexo masculino);
7. 02 (duas) fotos 3X4 recentes; 
8. uma via do curriculum vitae, conforme Apêndice 2, ou curriculum lattes;
9. comprovação de vínculo docente com a Rede Municipal de Educação do Estado do Rio de 
Janeiro.

Observações: 
Os currículos serão devolvidos pela  coordenação somente aos candidatos  não  aprovados, de 17 a 21 de dezembro de 2012, sempre no horário de funcionamento do curso.  Após esse prazo os currículos não recolhidos pelos candidatos serão descartados. As cópias autenticadas dos candidatos aprovados não serão devolvidas.

CLÁUSULA 4ª – DA SELEÇÃO 

O processo seletivo será realizado na Escola de Educação - Av. Pasteur, 458 - Urca – Rio de Janeiro, nos dias 26 a 28 de novembro de 2012  na seguinte ordem:

1ª ETAPA:
1. Análise de documentos e homologação das inscrições;
Será feita a conferência dos documentos, conforme especificado na cláusula 3ª. A ausência de qualquer documento será alvo de comunicação com o candidato que deverá apresentá-lo, caso seja aprovado e classificado, no ato da matrícula.
2. Data, horário e local da homologação das inscrições:   16 de novembro de 2012, a 
partir das 19 horas,  afixada no mural próximo ao protocolo do CCHS.3

2ª ETAPA:
1. Prova Escrita
1.1 A prova escrita, valendo até 10 pontos, será identificada apenas pelo número de inscrição.
1.2 A prova escrita terá a duração de 2 (duas) horas e será realizada sem consulta.
1.3 A prova será composta de 4 (quatro) perguntas relativas à prática docente na Educação Infantil, fundamentação teórica e gestão, tendo como referência as Diretrizes  Curriculares da 
Educação Infantil. 
1.4 Na avaliação da prova escrita, serão considerados os seguintes aspectos: (a) atualização em relação  às temáticas do campo da Educação Infantil. (b) articulação com a bibliografia indicada; (c) capacidade de argumentação; (d) organização de  idéias e correção no uso da língua.
1.5 A prova escrita será realizada no dia 26 de novembro de 2012, das 10 às 12 horas. Os candidatos deverão comparecer com 30 minutos de antecedência ao local da prova, prédio do CCHS (Av. Pasteur, 458, Urca), munidos do original da carteira de identidade. No mural próximo ao protocolo do CCHS, estará afixada a relação dos candidatos e as respectivas salas de realização da prova.
1.6 Após o início da prova não será permitida a entrada de mais nenhum candidato. 
2. Prova Oral 
2.1 A prova oral, valendo até 10 pontos, será realizada em grupos de 10 candidatos. A Comissão de Seleção proporá dois temas para serem debatidos pelo grupo, referentes a temáticas atuais do campo da Educação Infantil, tendo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil como referência.Cada candidato terá 5 minutos para exposição, sem consulta. 
2.2 A prova oral terá duração de até 1 (uma) hora e meia. 
2.3 Na avaliação da prova oral serão considerados os seguintes aspectos: (a) atualização em relação  às temáticas do campo da Educação Infantil; (b) articulação entre as questões da própria prática docente e as discussões relativas aos temas relevantes da área da Educação Infantil; (c)  capacidade de argumentação; (d) organização de idéias e correção no uso da língua. 
2.4 As provas orais serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.  Os candidatos deverão comparecer  com  30 minutos de antecedência ao local da prova, prédio do CCHS (Av. Pasteur, 458, Urca), munidos do original da carteira de identidade. No mural próximo ao protocolo do CCHS, estará afixada a relação dos candidatos, horários e as respectivas salas de realização da prova.

CLÁUSULA 5ª – DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7 (sete). A apuração da média final resultará da média aritmética das notas nas provas escrita e oral. 
2. Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente da média final.
3. Serão considerados classificados e selecionados os candidatos aprovados até o preenchimento da quantidade de vagas conforme o que estabelece a Cláusula 1ª deste Edital. Serão considerados classificados e excedentes aqueles candidatos aprovados constantes na lista de classificação final após o último selecionado.
4. Em caso de empate, a classificação do candidato será decidida pela idade - maior idade terá preferência.4
5.  Divulgação da classificação final:
     A listagem com os aprovados será afixada no mural próximo ao protocolo do CCHS.
     Data:  30 de novembro de 2012
     Horário: 19 horas
     Local: Escola de Educação da UNIRIO, à Avenida Pasteur, 458 - Urca – Rio de Janeiro

CLÁUSULA 6ª - DA MATRÍCULA

A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no período de 10 a 14 de dezembro de 2012, de segunda a sexta, no horário de 18 às 21 horas, na Escola de Educação da UNIRIO – Avenida Pasteur, 458 – Urca – Rio de Janeiro.

CLÁUSULA 7ª - DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo terá validade de 30 dias contados a partir do último dia de matrícula, prorrogáveis por mais 30 (trinta) dias, se necessário. 

CLÁUSULA 8ª - DO CALENDÁRIO GERAL DO PROCESSO SELETIVO

1. O calendário geral do processo seletivo será o seguinte: 

Divulgação do edital  - 11.10 a 05.11.2012
Inscrições - 06 a 16.11.2012
Homologação das inscrições - 16.11.2012
Período de recurso - 19 a 23.11.2012 até às 17 horas
Divulgação da decisão do recurso - 23.11.2012 a partir das 19 horas
Provas
Período para realização das provas  - 26 a 28.11.2012
Resultados
Divulgação do resultado das provas e classificação  - 30.11.2012
Período de recurso - 03 a 07.12.2012
Divulgação da decisão do recurso e da classificação final - 10.12.2012
Matrícula
Matrícula dos candidatos aprovados - 10 a 14.12.2012
Devolução dos currículos dos candidatos não aprovados - 17 a 21.12.2012
Início do Curso - 15.12.2012

CLÁUSULA 9ª – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. Serão anuladas as inscrições e todos os atos delas decorrentes se o candidato não apresentar, no ato de matrícula, os documentos exigidos como requisitos.
2. O candidato, ao se inscrever, acata as normas estabelecidas neste Edital, e assume inteira responsabilidade sobre a veracidade das informações prestadas durante o processo seletivo. 
3. A ausência do candidato em qualquer etapa o exclui do processo. 5
4.O candidato portador de deficiência deverá solicitar previamente por escrito os apoios necessários para a realização das provas.
5. Não serão divulgados resultados pelo telefone.
6. As provas orais são públicas e serão gravadas.
7. À Comissão de Seleção caberá avaliar as provas e decidir sobre as questões não previstas no presente Edital. Caso não se alcance uma solução, fica eleito o Foro da Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio de Janeiro para dirimir qualquer dúvida ou litígio.
8. Recursos sobre os resultados de quaisquer provas ou etapas deverão ser impetrados à Coordenação do Curso dentro dos prazos previstos neste Edital, apresentando-se de forma objetiva as razões para tal. O candidato deve dar entrada à solicitação formal no Protocolo do Centro de Ciências Humanas e Sociais, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 13 às 17 horas. 
9. Os recursos serão julgados por uma Comissão de Avaliação de Recursos, cujos membros não integram a Comissão de Seleção.
10. A constituição da Comissão de  Seleção e da Comissão de  Avaliação dos recursos será divulgada no primeiro dia de inscrição. 
11. Este Edital terá ampla divulgação a partir do dia 11 de outubro de 2012 no endereço eletrônico da UNIRIO - www.unirio.br

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2012.
Prof.ª Dr.ª Léa Tiriba
Coordenadora


Ficha de inscrição



Nenhum comentário:

Postar um comentário