quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aulas digitais para personalizar o ensino público; assista vídeo com Rafael Parente


Salas de aula onde um professor com 30 alunos passa o conteúdo da mesma forma para cada um deles podem estar com os dias contados. Entre as grandes tendências da educação mundial está o chamado ensino personalizado, onde cada aluno aprende no seu ritmo e do seu jeito. Para Rafael Parente, subsecretário de novas tecnologias educacionais da SME do Rio Janeiro, as aulas digitais são a única forma de personalizar o ensino. O gestor falou sobre o tema durante a Série de Diálogos o Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Inspirare, Porvir e pela Fundação Telefônica Vivo.
De acordo com Parente, as aulas digitais ajudam a despertar encantamento, interesse e motivação de professores e, principalmente, dos alunos: “Sem motivação, não há processo de aprendizagem. É também urgente repensar e recriar discursos, metáforas e pedagogia da alma brasileira”, disse.
Desde o ano passado, estudantes e educadores de todas as séries do ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro estão usando a plataforma on-line Educopédia. Entre as atividades estão vídeos, animações, podcasts, imagens, textos, games, que podem ser acessados conforme o ano escolar e o tema a ser trabalhado.
Veja a palestra do gestor:

Fonte: PORVIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário