quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SUBSECRETÁRIO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA 8ª MARATONA DE HISTÓRIAS




A ação, que faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, tem como objetivo incentivar o estímulo à leitura e à formação do leitor literário


08/10/2012 » Autor: Isabella Amorim


O subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, participou na tarde desta segunda-feira (dia 8) do lançamento da 8ª Maratona de Histórias da Rede Municipal, na Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, no Centro. A Maratona de Histórias, uma das ações do programa Rio, uma Cidade de Leitores, tem como objetivo incentivar o estímulo à leitura e à formação do leitor literário durante a semana dedicada ao Dia Nacional da Leitura, que acontece no dia 12 de outubro.

De acordo com o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, ações como essas são importantes para incentivar os alunos da rede municipal a ter o hábito da leitura.
- O nosso desejo é formar alunos leitores e autores, estimulando a leitura e também a criação, através de uma aprendizagem colaborativa – contou o subsecretário.

A Maratona de Histórias ocorrerá também nas 10 Coordenadorias Regionais de Educação, além de todas as escolas da rede municipal, creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e bibliotecas escolares. Durante a Maratona de Histórias, todas as unidades escolares deverão promover, em seus espaços, atividades que contemplem a leitura literária, tais como contação de histórias, rodas de leitura, exposições literárias, apresentações, encontros com autores e palestras. Para a gerente de Mídia e Educação, Simone Araújo, desde a 1ª edição, a Maratona de Histórias tem como objetivo mobilizar toda a rede para à leitura.

- Hoje lançamos oficialmente a 8ª Maratona de Histórias da Rede Municipal e a partir da próxima semana, do dia 16 até o dia 31 de outubro, cada Coordenaria Regional de Educação (CRE) vai fazer a sua maratona. O meu desejo é que toda a comunidade escolar participe dessa ação – revelou a gerente Simone Araújo.

O lançamento da 8ª Maratona de Histórias da Rede Municipal contou também com a apresentação da Rádio Maluca comandada por Zé Zuca.

PROGRAMA RIO, UMA CIDADE DE LEITORES

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o programa Rio, Uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino. O programa tem eixos norteadores: composição de acervos de literatura para as escolas, creches e bibliotecas escolares; formação de mediadores de leitura e desenvolvimento de ações educacionais e culturais de estímulo à leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário