quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Criação de banco de dados – História e Geografia




A Coordenadoria de Educação, por meio de sua Coordenadoria Técnica, solicita a colaboração dos Professores Regentes de Geografia e de História na elaboração e no aprimoramento dos Cadernos Pedagógicos para o ano letivo de 2013.

2.       A E/SUBE/CED apresenta duas formas específicas de contribuição (o que não impede que os Professores contribuam de outras formas que considerarem pertinentes).

I-  ENVIO DE IMAGENS E RELATOS DE VIAGENS
  • Os Professores poderão enviar fotos de viagens que realizaram, bem como relatos dessas viagens. As fotos e os relatos constituirão o banco de dados de Geografia e de História.

  • Caso tenham, em seu acervo, fotos e/ou cartões postais do Rio Antigo, estes poderão ser digitalizados e enviados, também como contribuição, para o banco de dados.


II-  ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS       
  • Os Professores poderão elaborar sequências didáticas no quantitativo que desejarem.
  • Aquelas que forem selecionadas farão parte dos Cadernos Pedagógicos de 2013.
  • Indispensável que as sequências didáticas obedeçam aos seguintes critérios:
- devem estar de acordo com as Orientações Curriculares de Geografia e de História;
- não deverão ser cópia de livro didático;
- utilizar, preferencialmente, livros não didáticos, de modo adaptado;
- somente poderão conter imagens cuja utilização tenha sido permitida pelo autor;
- imagens de domínio público ou que tenham sido veiculadas pela imprensa poderão ser livremente utilizadas, desde                                                                       


- citações, mapas, gráficos, tabelas etc. deverão, obrigatoriamente, ter a fonte citada;
- fazer uso de sítios da internet editados por órgãos governamentais (prefeituras, estados, embaixadas, consulados etc.) e/ou Universidades.

3.   Em caso de dúvidas sobre a concepção e a elaboração das sequências didáticas, poderá ser feito contato com os Professores Beatriz Santos, Carlos Galvão ou Roberto Antunes ou, ainda, pelo correio eletrônico: geografiaehistoriasme@gmail.com

4.    Ressaltamos que, todas as vezes em que forem utilizados os materiais enviados pelos Professores, a Coordenadoria de Educação – E/SUBE/CED indicará a procedência, citando o nome do colaborador.

5.    Sobre o encaminhamento dos materiais, solicitamos especial atenção às orientações que se seguem:
  • as fotos, os relatos e as sequências didáticas poderão ser entregues na sala 435 do CASS, aos cuidados dos Professores Beatriz Santos, Carlos Galvão e Roberto Antunes, em dois envelopes, nos quais esteja escrito:
            - “Fotos e relatos – .......ª CRE”
            - “Sequências didáticas – .......ª CRE”


  • importante que os envelopes contenham o nome completo do Professor, a matrícula, a escola e a CRE, a fim de que os créditos sejam devidamente indicados, quando da utilização do material;

  • cada envelope deverá, ainda, vir acompanhado da autorização para uso da imagem e do relato e da autorização para uso das sequências didáticas, devidamente preenchidas, cujos modelos seguem em anexo a esta circular.


6.      Ressaltamos que o prazo final para encaminhamento será 30 de outubro de 2012.

7.   Desde já, agradecemos pela atenção, contando com a ampla divulgação junto às Unidades Escolares.



Um comentário:

  1. Bom Dia! Sou o professor Gabriel, Blog de Geografia(http://suburbanodigital.blogspot.com.br/). Achei muito interessante a ideia de criação de bancos de dados de História e Geografia. Já estou na lista dos seguidores do blog. Até a próxima visita!

    ResponderExcluir