quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade” no CCBB Rio




      Centro Cultural Banco do Brasil

                                                         Rio de Janeiro (RJ), 03 de setembro de 2012.
 Prezados Senhores,

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro realizará a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade” no período de 23 de outubro a 13 de janeiro de 2012.

A exposição traz pela primeira vez ao Brasil uma seleção de 85 obras-primas do acervo do Museu d’Orsay de Paris.  A mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX, dividida em módulos temáticos que apresentam obras de Degas, Monet, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Cézanne,Manet,  Van Gogh e Renoir, dentre outros. 

Cientes do grande interesse despertado pelo tema, convidamos os professores do Município a participar do encontro de capacitação a ser promovido pelo CCBB no dia 22/09/12 visando proporcionar a esses professores, caso não sejam contemplados com visita agendada junto ao nosso Programa Educativo, a possibilidade de  visitar a exposição com suas turmas, de maneira autônoma.

Na mesma oportunidade, faremos agendamento de turmas a serem atendidas pelo Programa Educativo deste Centro Cultural, com o objetivo de otimizar a recepção dos estudantes, conforme critérios abaixo explicitados.

1)     A capacitação dos Professores:

O Programa Educativo oferecerá aos professores da Rede Municipal um encontro de capacitação gratuito, com emissão de certificado, denominado “Práticas e Reflexões com Educadores: Impressionismo”, onde serão enfocados os aspectos mais relevantes do movimento, apresentadas e debatidas abordagens e atividades  para subsidiar o trabalho em sala de aula.

O encontro será oferecido para os professores das Escolas Municipais no dia 22/09/2012, sábado, em duas turmas, uma de 09h às 12h e outra às 13h às 16h. Para inscrever-se, o professor deverá ligar diretamente para o Programa Educativo a partir do dia 05/09/2012, de terça a sexta, entre 09h e 17h, pelos telefones 21 – 3808-2070 ou 3808-2254 ou pelo email ccbbeducativo.reflexoes@gmail.com, indicando o horário de preferência para sua participação, limitada ao número de vagas. Serão 172 vagas no horário da manhã e 100 vagas para o horário da tarde.


2) Agendamento de turmas a serem atendidas pelo Programa Educativo do CCBB  – para escolas que virão com transporte próprio:

O agendamento para as visitas mediadas acontecerá  no próprio dia 22/09/12, durante o encontro de capacitação dos professores. Será obrigatoriamente presencial e por meio de sorteio entre os professores presentes, tendo em vista que não dispomos de vagas para todos, pela limitação de horários disponíveis.   

As vagas serão distribuídas pelos dias e horários a serem  informados no  dia 22, durante o encontro. 

3)     Sorteio de ônibus gratuito para transporte escolar:

Para as escolas contempladas no item acima, será sorteado o transporte escolar gratuito, com ônibus fornecidos pelo CCBB, para os horários agendados. Esclarecemos que temos um número pequeno de ônibus. As vagas para o transporte serão sorteadas nos dois horários de encontro.
  
4)     Considerações finais:

 A visitação da exposição é franqueada a todos. As escolas que não forem contempladas com agendamento, em razão da limitação da capacidade de atendimento do Programa Educativo, poderão vir ao CCBB para visitar a exposição normalmente, lideradas pelo professor já capacitado. Como os demais visitantes do CCBB, terão  acesso às salas da mostra por ordem de chegada.

É muito importante que os professores que tenham a intenção de vir ao CCBB com seus alunos para a mostra “Impressionismo: Paris e a Modernidade” sejam estimulados a comparecer ao curso e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, para que a visita seja mais amplamente aproveitada.

Para o conforto e segurança da visita, recomendamos a presença de acompanhantes responsáveis, na proporção de um adulto para cada grupo de 10 alunos, para escolas agendadas ou não, uma vez que o Centro Cultural Banco do Brasil não se responsabiliza pelos mesmos.

Como complemento à formação dos professores, remetemos por email arquivo em pdf do caderno de mediação elaborado pelo Programa Educativo para a mostra “Impressionismo: Paris e a Modernidade”. Pedimos disponibilizá-lo aos professores (também disponível no site do Banco do Brasil: www.bb.com.br/cultura (mais sobre cultura/aba cultura/item catálogos). 

A equipe de educadores no CCBB RJ está concluindo, ainda, uma revista especial sobre o tema “Impressionismo”, exclusivamente para professores, que será distribuída  no encontro de capacitação e posteriormente disponibilizada em PDF no endereço acima.

Contamos com seu apoio para a divulgação tempestiva de nossas ações.

Mais uma vez agradecemos a colaboração de todos.

Em caso de dúvida, favor entrar em contato com nosso Programa Educativo por meio dos telefones já mencionados.

Atenciosamente,

CCBB Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário