sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entrevista com Yolanda Reyes


Especialista colombiana em fomento à leitura e formação de leitores diz que a garotada está distante da literatura porque a cultura contemporânea conspira contra tudo o que não tem utilidade imediata.

Beatriz Vichessi, de Belo Horizonte, MG

Para quem insiste no discurso de que os jovens de hoje não gostam de ler, que as novas tecnologias são uma das maiores causadoras desse problema e que esse cenário não tem solução, Yolanda Reyes recomenda analisar melhor e mais a fundo a situação. A começar por observar o que esse público faz, do que gosta e o que diz. A educadora, colunista da revista digital Emília e fundadora dos Instituto Espantapájaros, em Bogotá, na Colômbia, chama a atenção, por exemplo, para os milhares de exemplares de livros de Harry Potter (J. K. Rowling, Ed. Rocco) vendidos no mundo. "Muitos adolescentes gostam de ler. Nós temos de ajudá-los a conhecer esse universo e refinar suas buscas a fim de que conheçam seus gostos e não sigam só o que está na moda", diz. 

Com a experiência de quem também escreve para a garotada (no Brasil, foram publicados, dentre outros títulos infanto-juvenis, Terça-Feira: Quinta Aula É Terminantemente Proibido, ambos da Editora FTD), a especialista também sugere que, para aproximar os adolescentes dos livros, os educadores trabalhem com leitura para além das atividades escolares. 

Em visita à capital mineira para apresentar uma palestra na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, Yolanda concedeu a seguinte entrevista a NOVA ESCOLA

Para ler a entrevista clique aqui


Fonte: NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário