quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como organizo, distribuo e controlo o material pedagógico da escola


 | Ensino Fundamental - Maria Inês Miqueleto

Quanto maior é a escola, mais necessária se faz a organização dos materias que serão usados em aula
Na Escola Maria Aparecida, há um espaço próprio para guardar os materiais pedagógicos (Sala de Material Pedagógico). Além de materiais de papelaria (cartolinas, papel cartão, etc.), há também os pedagógicos como jogos, material dourado, sólidos geométricos, discos de fração, entre outros. Estão organizados em armários, de modo a facilitar a retirada e a reposição. Procuro agrupar os materiais, por exemplo, os de alfabetização, os de matemática e aqueles que podem ser utilizados por diferentes áreas do conhecimento.
A APM (Associação de Pais e Mestres) da escola recebe verba (Programa Dinheiro Direto na Escola), uma vez por ano, da FNDE. Entre outras coisas podem ser comprados materiais visando o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e atendendo ao Projeto Pedagógico da Escola. Após o levantamento da necessidade de comprar os materiais, os Colegiados (APM e Conselho de Escola) se reúnem para decidir e aprovar as compras. Isso faz bastante diferença, pois, se bem controlado e com boas compras, nunca falta material.
No início do ano, apresento, aos professores, os materiais que foram adquiridos e que ainda não conhecem. Sou responsável em distribuir o material aos professores, quando eles os solicitam. Então, sabem como organizei a retirada e o controle desses materiais? Criei um modelo de requisição para os professores (vejam aqui).
Durante o ano letivo, os professores entregam às segundas-feiras, na reunião de ATPC, a requisição de todo material que utilizarão durante a semana, de acordo com o planejamento semanal de suas aulas. Com a requisição, separo os materiais, coloco o nome do professor e eles retiram na sala da coordenação. Quando terminam de usar, os materiais voltam para a minha sala e então devolvo à Sala de Material Pedagógico.As requisições são todas arquivadas e, por elas, sei com qual professor está determinado material, caso ele tenha se esquecido de devolver.
Quando algum material será utilizado por vários professores, por exemplo, as caixas de sólidos geométricos, eles planejam para não trabalhar o material no mesmo dia. Às vezes um material fica a semana toda na minha sala para ser utilizado por vários professores. Tem dado bastante certo.
E na sua escola, quem é responsável pelo material pedagógico? Como isso é organizado?

Fonte: NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário