segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA COMPLETA (PIC)




Famílias beneficiárias do Cartão Família Cariocas, que estão na lista de espera por vaga em creche, poderão inscrever seus filhos no programa

10/08/2012 » Autor: Joana Martins


Durante o dia Nacional da Educação Infantil, comemorado neste sábado (dia 25), a Secretaria Municipal de Educação abre as inscrições para o programa Primeira Infância Completa (PIC). O programa tem como objetivo atender, aos sábados, crianças de 6 meses até 3 anos e 11 meses que ainda não estão matriculadas nas creches e são beneficiárias do Cartão Família Carioca, acompanhando assim a política do município de acesso à creche para as famílias mais vulneráveis. Este ano, o programa funcionará em 101 creches da Prefeitura a partir do dia 1º de setembro.

As famílias que desejarem inscrever seus filhos no programa deverão comparecer a um dos 44 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) que neste sábado funcionarão como polos de matrícula (ver lista abaixo). O responsável deve se dirigir ao EDI de sua preferência e levar a certidão de nascimento do filho e os documentos que comprovem os critérios de prioridade estabelecidos na Portaria de Matrícula (também ver lista abaixo). Já aqueles que não efetuarem a matrícula no dia 25 poderão procurar uma das 101 unidades que irão oferecer o PIC para fazer a inscrição.

No PIC, as crianças são atendidas na creche todos os sábados, de 8h às 16h. Ao final do dia, os pais e responsáveis participam da Escola de Pais - rodas de conversas coordenadas por profissionais das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, sobre os mais variados temas relativos às questões do desenvolvimento infantil. Além disso, o programa prevê uma visita mensal às casas dessas famílias por agentes de saúde e de assistência social para oferecer informações complementares e necessárias para o desenvolvimento das crianças.

As inscrições para o PIC ocorrerão durante o encerramento da Semana da Educação Infantil, realizada no período de 20 a 25 de agosto. A Semana da Educação Infantil, instituída por lei federal em 2012, é considerada um marco em prol das ações de promoção e valorização da Educação Infantil no Rio. Por conta disso, a SME preparou um cronograma de atividades, cujo objetivo é promover uma integração entre a unidade escolar e as famílias.

Neste sábado, "Dia Nacional da Educação Infantil", a SME reunirá, em 10 praças públicas, uma em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), profissionais, alunos e parentes. Durante o evento, acontecerão oficinas, apresentações culturais, ações de incentivo ao aleitamento materno, em parceria com a Secretaria de Saúde e defesa Civil, e outras atividades. Confira abaixo os locais de encerramento da Semana Nacional da Educação Infantil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário