sexta-feira, 6 de julho de 2012

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA - PAULO FREIRE




O novo centro de formação dos professores municipais

05/07/2012 » Autor: Joana Martins

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, acompanhada da viúva de Paulo Freire, Lita Freire, inaugurou, nesta quarta-feira (dia 4), a Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, no Centro. A escola foi criada pela Prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de valorizar e capacitar os professores do município do Rio de Janeiro, possibilitando uma formação sólida e continuada nas diversas áreas do conhecimento, atendendo assim às necessidades dos alunos.

De acordo com a secretária de Educação, Claudia Costin, a Escola de Formação do Professor será mais um instrumento do município criado para possibilitar o salto de qualidade da Educação Carioca.

- Queremos que os professores sejam mediadores do conhecimento. Agora, nenhum professor vai ingressar no município sem receber, pelo menos, um mês de formação. Todos os novos concursos terão como etapa final um mês de curso na Escola de Formação, que culminará em uma prova didática – afirmou a secretária.

Nesse novo ambiente, serão oferecidos cursos de formação continuada de forma presencial, semipresencial e à distância; cursos de formação Básica para os professores candidatos a ingressarem na Rede Municipal, que constituirá, inclusive, uma das etapas do processo de seleção. Além disso, serão feitos convênios com universidades públicas e privadas, bem como instituições de referência em Educação.

Para a diretora da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire, Sônia Mercadante, é uma emoção poder inaugurar esse centro de formação.

- Todas as nossas ações terão como foco a formação do professor, pois queremos transformar a escola no que Paulo Freire pensava – declarou a diretora.

Emocionada, a viúva de Paulo Freire, Lita Freire, agradeceu a Prefeitura do Rio por criar um espaço com esse objetivo.

- O currículo de Paulo Freire nunca para de crescer, pois são muitas as homenagens e as obras sobre a sua vida, mas hoje ele culmina com a criação dessa escola. Tenho certeza que a Educação e o ato de ensinar são atos políticos – disse.

A Escola de Formação Paulo Freire contará, além das atividades de formação dos professores, com a Biblioteca de Anísio Teixeira e com o Centro de Referência da Educação Pública (CREP), disponibilizando para pesquisas o acervo e os dados referentes à Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro.

Ações que terão início logo após a inauguração:

· Curso em Gestão Educacional Pública - Parte II, para todos os Diretores das Escolas, Creches e EDIs, na modalidade a distância – agosto a dezembro

· Curso para professores ingressantes no magistério - 23 a 27/07

· Curso de Capacitação para Vigilância de Sinais Precoces de Autismo - parceria com Pontifícia Universidade Católica - PUC – agosto


Nenhum comentário:

Postar um comentário