domingo, 1 de julho de 2012

Cidade virtual para gestores de escolas públicas


Fundação Lemann inaugura a Lidera, uma cidade virtual para gestores de educação que vai oferecer treinamento, informação e troca de experiência a mais de 2.500 líderes, especialmente diretores de escolas públicas, que já passaram pelos cursos de formação da fundação.
A plataforma funciona como uma espécie de Second Life – jogo ambientado em uma cidade virtual que simula a vida real. Ao adentrar uma escola, por exemplo, o usuário vai encontrar informações sobre como capacitar os professores da sua escola “real”. Já dentro de uma das salas de aula, terá acesso a vídeos que podem ser utilizados no dia a dia escolar. Nos cinemas, ele vai se deparar com documentários sobre gestão de educação. Enquanto isso, dentro das universidades da cidade, os gestores podem continuar seus estudos de formação da Fundação Lemann e conhecer outros cursos disponíveis.
A proposta é apoiar, fortalecer e treinar líderes formados pela fundação e que hoje estão em busca de transformar a educação pública do Brasil. “A Lidera vai responder a uma demanda dos alunos do curso de formação que, depois do fim das aulas, tinham vontade de continuar se envolvendo e se comunicando com outros diretores, tendo acesso a mais informações para melhorar a sua gestão. Para eles é importante continuar trocando experiências com alguém na mesma situação”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. “Esperamos que esses gestores possam se sentir mais empoderados para liderar a reforma em suas escolas.”
Todos os serviços são gratuitos e cada usuário pode acumular pontos na medida em que usa determinadas funcionalidades. Esses pontos podem ser trocados por outros recursos de apoio aos gestores escolares.
Segundo Mizne, a proposta é que, no futuro, a plataforma também esteja aberta a outros educadores e gestores. “A ideia é que cada usuário tenha diferentes níveis de usabilidade. Pessoas que já fizeram a formação anteriormente terão mais acesso a diferentes funcionalidades e quem ainda não passou pelo curso, poderá fazer a formação pela plataforma.”
Assista ao vídeo de apresentação do Lidera


Nenhum comentário:

Postar um comentário