quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO


O tema definido pelo governo brasileiro para o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta quinta-feira, é "Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta".



Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.

A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em abril, indica ainda que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil anuncia, nesta quinta-feira, quando se celebra o Dia Mundial sem Tabaco, a formação de um novo grupo do Programa de Controle de Tabagismo, direcionado aos servidores lotados no Centro Administrativo São Sebastião (Cass). Dentre as ações de conscientização destaca-se Celebração do Dia Mundial sem Tabaco a campanha “Troque um maço de cigarros por uma fruta”. Os fumantes poderão depositar seus maços em recipiente disponível no 
pátio externo do Cass, recebendo em troca uma fruta.

A campanha antitabagismo contará, também, com ação da Coordenadoria Especial de Promoção da Política de Prevenção a Dependência Química. Será na Central do Brasil, onde assistentes sociais e psicólogos estarão à disposição da população, das 9 às 14h, com a Tenda da Prevenção e a Ouvidoria Acolhedora. A Secretaria Municipal de Administração promoverá, ao lado da SMSDC, palestra sobre o tema no auditório da Prefeitura, às 10h30.



Equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário