quarta-feira, 11 de abril de 2012

Olimpíadas de Português e Matemática - MEC



O Ministério da Educação – MEC está com inscrições abertas para que secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e alunos participem das Olimpíadas de Português e Matemática. As inscrições são feitas pela internet, sendo que o prazo de adesão para a Olimpíada de Matemática se encerrou no dia 30/03, e para a Olimpíada de Português segue até 25 de maio.

“O objetivo principal é melhorar o ensino nas escolas públicas do País. As olimpíadas motivam a vontade de estudar e a melhoria é uma consequência natural”, avalia a coordenadora regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep, Ana Catarina Hellmeister. “Por meio da olimpíada é possível fazer um diagnóstico do conhecimento do aluno, além de permitir que o professor perceba em que matérias ele precisa destinar mais atenção”.

 Podem participar da Olimpíada de Matemática alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Os vencedores serão premiados com 4,5 mil bolsas de iniciação científica, além de 46,2 certificados de menção honrosa. Haverá também premiação para mil professores.

“No dia da Olimpíada, toda a escola é envolvida. Os alunos se dedicam a resolver questões diferentes das aplicadas nas aulas, mais ligadas a jogos e situações coditianas. Eles têm que descobrir que tipo de conteúdo usar para resolver o problema e isso desenvolve a criatividade e a pesquisa”, avalia Ana Catarina.

Até a última sexta-feira (23/3), já havia 12,2 milhões de estudantes inscritos, além de 27,3 mil escolas de educação básica, de acordo com o MEC. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento: http://www.obmep.org.br/.

A Olimpíada de Português é direcionada a estudantes a partir do quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e a professores de língua portuguesa. Os participanates vão trabalhar textos nos gêneros poesia, memória, crônica e opinião, dependendo da série, sobre o tema “O lugar onde vivo”, a fim de “valorizar a interação das crianças e jovens com seu meio”, de acordo com uma nota enviada pelo MEC ao Blog Educação.

“Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania”, aponta a nota. “A Olimpíada vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas”.

O principal objetivo, segundo o MEC, é aprimorar o processo de escrita dos alunos, contribuindo com uma prática pedagógica de melhor qualidade. Os prefossores vencedores ganharam tablets, livros e cursos de formação. Os alunos levarão para casa medalhas e um notebook e as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e uma impressora, além de projetor, telão e livros.

O processo de inscrição tem duas etapas: a primeira é a adesão das secretarias estaduais e municipais de educação. A segunda é a inscrição da escola. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento: http://www.escrevendo.cenpec.org.br/.



Fonte: BLOG EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário